<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><link rel="openid.server" href="http://www.blogger.com/openid-server.g" /> <!-- --><style type="text/css">@import url(http://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/697174003-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> <meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><!-- --></head><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d724954882693773146\x26blogName\x3dMaricota+amor+perfeito\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://maricotaamorperfeito.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://maricotaamorperfeito.blogspot.com/\x26vt\x3d-9118983396756457610', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener("load", function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <iframe src="http://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID=20017605&amp;blogName=Filhos+%C3%A9+uma+heran%C3%A7a+do+Senhor+%21&amp;publishMode=PUBLISH_MODE_BLOGSPOT&amp;navbarType=BLUE&amp;layoutType=CLASSIC&amp;searchRoot=http%3A%2F%2Fofofodemamae.blogspot.com%2Fsearch&amp;blogLocale=pt_BR&amp;homepageUrl=http%3A%2F%2Fofofodemamae.blogspot.com%2F" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" frameborder="0" height="30px" width="100%" id="navbar-iframe" allowtransparency="true" title="Blogger Navigation and Search"></iframe> <div></div>
sábado, 6 de novembro de 2010 - 07:23


Oi genteee.... saudades... como podem ver, o bloguinho está de cara nova, graças ao indiscutível talento e bom gosto de minha amiga Ana Laura. Obrigado Ana... amei, o post hoje que acabei de escrever dedico a você que já foi nordestina, paulista, nordestina de novo...rsrs... e conhece bem os dois lados.

" O nordestino é antes de tudo, um forte" (Euclides da Cunha, em "Os Sertões")


08 de novembro - Hoje é dia do Nordestino!

Nos primeiros dias após as eleições, me deparei com uma série de discussões na internet nascidas, ao que me pareceu, das declarações de uma estudante de Direito paulista no twitter, que, inconformada com a vitória de Dilma Rousseff, dirigiu sua ira aos nordestinos, culpando-os pela vitória da petista e, em um célebre lampejo inteligência e racionalidade, soltou a seguinte pérola : “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
Pronto. Começou uma celeuma em torno da frase da moça. Umas de apoio, outras tantas de nordestinos/simpatizantes indignados. Até a OAB de Pernambuco ameaçou entrar com uma ação judicial contra a estudante, acusando-a de racismo, entre outras coisas.

Poderia agora, me juntar ao coro dos nordestinos indignados, chamando-a de ignorante, sem noção, de parcos conhecimentos da situação social e econômica do nosso País, ou simplesmente afirmar que, com certeza, essa moça não conhece o Nordeste, seus problemas e tampouco suas soluções.

Poderia dizer que o Nordeste é terra de tanta gente importante e que construiu a identidade cultura do país, como Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, Gilberto Freire, Manuel Bandeira, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, José de Alencar, Jorge Amado, Ariano Suassuna, Luiz da Câmara Cascudo, Luiz Gonzaga, Fagner, Zé Ramalho, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, Raquel de Queiroz, Celso Furtado, João Cabral de Melo Neto, só citando os mais antigos... Temos ainda Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante e até mesmo Tiririca, que foi eleitos pelos, acreditem se quiser, PAULISTAS!!!! Andando um pouco mais na linha do tempo, poderia ainda citar os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, o “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, além da família Caymmi. Eu poderia até mesmo caçoar e dizer que, quem tem Tati Quebra Barraco, Lacraia, mulheres que formam um verdadeiro pomar, tantos são os nomes de frutas, não pode falar mal de ninguém. Mas aí me calo, porque o sol nasce para todos, e se há gente como eu, que gosta de Lenine, Geraldo Azevedo e Caetano Veloso, respeito os que gostam de descer até o chão com as “cachorras”, gritando que um tapinha não dói. Diversidade é isso, democracia também.

Caio agora no lugar comum de dizer que o Nordeste é terra de gente trabalhadora, que construiu o Sudeste carregando muito tijolo e saco de cimento no lombo. Que foi, e ainda é, explorado e aliciado por políticas públicas e políticos que em nada contribuem para o seu crescimento e desenvolvimento, visto que um nordeste submisso e dependente econômico e socialmente é muito mais vantajoso do ponto de vista eleitoreiro.

Eu não votei em Dilma Rousseff. Mas também não acho que sua vitória se deveu aos somente aos nordestinos e sim aos milhões de brasileiros que, de livre e espontânea vontade, compareceram às urnas e a escolheram como chefe maior do Poder Executivo. Afinal, como aprendemos na escola, voto é direito e dever.

Também não acho que os problemas do Brasil são delimitados por regiões. Os problemas existentes no Nordeste não são unicamente nossos, nordestinos. O problema da favelização carioca e do controle do tráfico sobre as mesmas, bem como a violência absurda que assola a cidade não é problema exclusivo do Rio de Janeiro, bem como os problemas de SP não são isoladamente problema dos paulistanos. São problemas da nação inteira. Se uma parte de nós não está saudável, todo o nosso corpo sofre as conseqüências. Assim creio que seja uma nação. Se ela é única, indivisível e assim o diz nossa Constituição, todos os problemas dela são problemas de todo os brasileiros.

Certamente essa moça não conhece o Nordeste, sua cultura, seu povo, sua geografia, sua história. Certamente ela ignora tudo que já foi visto e vivido por aqui. Então, aos ignorantes, ofereçamos perdão e o conhecimento.
Abraço pra quem for de abraço, beijo pra quem for de beijo!
Alek.




Ás 07:23
|